A POLÍTICA DE ARISTÓTELES: DAS FORMAS DE GOVERNO, DIFERENÇAS ENTRE SI E OLIGARQUIA A PARTIR DE NORBERTO BOBBIO.

1186 palavras 5 páginas
A POLÍTICA DE ARISTÓTELES: DAS FORMAS DE GOVERNO, DIFERENÇAS ENTRE SI E OLIGARQUIA A PARTIR DE NORBERTO BOBBIO.

Ao ler o referido texto proposto no exercício acima é possível identificar, de forma concisa e direta, as formas de governar delineadas por Aristóteles em seu texto original da obra A Política. Em A Teoria das Formas de Governo (pg. 56, 1998), o professor Norberto Bobbio traz ao aluno o fragmento na íntegra do escrito original do filósofo com as seis possíveis formas de governar elencadas:
(...) Chamamos ‘reino’ ao governo monárquico que se propõe a fazer o bem publico; ‘aristocracia’ o governo de poucos..., quando tem por finalidade bem comum; quando a massa governa visando ao bem público, temos a ‘politia’, (...). As degenerações das formas de governo precedentes são a ‘tirania’ com respeito ao reino; a ‘oligarquia’, com relação à aristocracia, e a ‘democracia’, no que diz respeito à politia’. Diante do raciocínio acima é possível observar formas de governar que Aristóteles conceitua como retas (ou puras) classificadas entre os três primeiros exemplos de forma positiva do exercício do poder e de desvios, ou formas corrompidas e negativas, como as três últimas. O conceito utilizado para esta distinção é o ético/qualitativo (conforme exposto na reflexão proposta), ou lido mais claramente como a observação do real interesse daquele, ou daqueles, que ocupam o poder.
Conforme o conceito ético/qualitativo, o interesse passa a ser um dos focos principais para saber se o governante exerce sua função de forma correta ou corrompida. A forma pura é aquela em que o interesse do chefe do poder é voltado para atender a necessidade da maioria, do público, indiferente às classificações sociais. A forma corrompida é justamente o contrário, e se dá quando o poder é usado para atingir interesses privados mediante o cargo que ocupa. Na obra de BOBBIO (1990, p.58), “as formas boas são aquelas em que os governantes visam ao interesse comum; más são aquelas em que

Relacionados