A política da avaliação de políticas públicas
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS
MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SEGURANÇA SOCIAL
Atividade avaliativa da disciplina Avaliação de Políticas Públicas
Resenha: A política da avaliação de políticas públicas
FARIA, Carlos Aurélio Pimenta de. A política da avaliação de políticas públicas. Revista Brasileira de Ciências Sociais , São Paulo, v. 20, n. 59, p. 97-109, out. 2005.
Carlos Arélio Pimenta de Faria possui graduação em História, bacharelado e licenciatura, pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ (1992) e doutorado em Ciência Política pelo IUPERJ (1997). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: política externa brasileira, políticas públicas, política social, políticas sociais e estado do bem-estar social.
O autor traz em seu texto algumas reflexões sobre os mecanismos de avaliação das políticas públicas na América Latina, em especial o Brasil, destacando também o pioneirismo americano. Trata-se de um texto didático, onde historicamente o leitor é conduzido ao conhecimento dos métodos adotados de avaliação e as suas diversas formas de utilização e, ao mesmo tempo, é instigado às novas leituras e outras investigações. Fica bastante claro, logo no terceiro parágrafo do texto, quais são os objetivos do trabalho, tornando mais fácil a compreensão, até porque falar sobre avaliação de política públicas não é tarefa das mais fáceis.
Pode-se observar que os sistemas de avaliação teriam, a princípio, como principal objetivo a reforma do Estado, muito embora os Estados Unidos tenham desenvolvido maior conhecimento sobre o assunto e havido uma evolução desde os primeiros métodos avaliativos empregados, a partir da década de 1960, na América do Sul e Brasil ainda prevalece esta visão