A política brasileira de formação de professores
Tarefa: Artigo
Fundamentos da Docência
A Política Brasileira de Formação de Professores: Repercussão Sobre o Trabalho Docente
Sítio do Quinto- BA, 11 de maio de 2012
A POLÍTICA BRASILEIRA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REPERCUSSÃO SOBRE O TRABALHO DOCENTE
É possível afirmar que a reforma educacional de um país está diretamente ligada a vários fatores, como exigências impostas pelo crescimento econômico, as quais refletem significativamente no mercado de trabalho, tendo a necessidade de uma mão- de- obra mais qualificada, para atender aos padrões de uma sociedade capitalista e mercantilista.
Com o Brasil não poderia e nem pode ser diferente, pois por ser um país em desenvolvimento tem que realmente investir em políticas educacionais, mas não com a finalidade de fazer da educação um negócio ou simplesmente um pre-investimento para interesses econômicos devido a alta competitividade no mercado de trabalho mundial.
O Brasil investindo em educação assim como os outros países, possibilita o crescimento econômico, cultural e vários outros, mas para isso é preciso um amplo planejamento de politicas públicas e reformas educacionais que garantam aos protagonistas, no caso os professores uma formação digna e compatível com as exigências impostas pelo mercado de trabalho. As reformas devem se mostrar politicamente bem definidas e envolver a estrutura administrativa e pedagógica da escola, a formação de professor,