A polícia que nos acuda
Não importa se organizado [organizados] ou não [não,] os grupos criminosos que atuam no Brasil devem ser combatidos. Os cidadãos percebem no dia a dia o que as pesquisas têm informado. A violência vem crescendo de forma exponencial. Só uma polícia eficiente para restabelecer a sensação de segurança da população. A região sudeste, como de costume, está mais presente na mídia. Porém o agravamento da violência é um fenômeno nacional. Recentemente a onda de ataques a policiais chegou em [a] Santa Catarina. Não sabemos se causa ou efeito, o consumo de drogas e contrabando de armas também está aumentando. Outro fato comum a todas as regiões é a desvalorização da profissão policial. Ela é mal remunerada e extremamente perigosa. Não atrai profissionais qualificados e algumas vezes pessoas com objetivos escusos entram na corporação já com o intuito de se corromper. Em São Paulo têm [tem] -se percebido que a reação dos grupos criminosos se deu devido à [a] excessos cometidos pelos policiais. A polícia deve agir dentro da legalidade. Respeitando [legalidade, respeitando] os direitos humanos e deixando que o judiciário cumpra sua tarefa de fazer justiça. Na situação em que se encontra a segurança pública no Brasil, só uma polícia valorizada pode restabelecer a sensação de segurança que a sociedade tanto almeja. Isso se dá com salário digno e uma estrutura moderna. E os policiais devem fazer o seu trabalho respeitando a dignidade da pessoa humana.
Comentário geral
Boa articulação entre as partes (com uma exceção no quarto parágrafo), com fechamento retomando e confirmando a tese. As frases estão bem elaboradas e a argumentação, apesar de pouco aprofundada, é coerente.
Aspectos pontuais
1) Segundo parágrafo: esses comentários carecem de informações que os comprovem. 2) Quarto parágrafo: a) o autor faz uma afirmação como senso comum, mas isso enfraqueceu o argumento. Seria melhor comprovar tais fatos e mostrar quem os tem percebido; a frase final