A polêmica dos gêneros textuais na língua portuguesa
A dissertação é um tipo de texto que se propõe a reflexão de um assunto.
O texto argumentativo é aquele que se baseia no aproveitamento das ideias que tentam convencer o interlocutor – é a opinião do autor.
Imaginemos os Gêneros Textuais como tema de seu texto. Construa um texto dissertativo em que se inicie com a frase “A Língua Portuguesa é muito difícil, a sua desvalorização se deve aos desencontros do próprio Sistema Educacional” e opine sobre a questão.
Acesse os sites abaixo e consulte o livro texto indicado para enriquecer seu trabalho: www.revistaaopedaletra.net/volumes/vol%209/Vol9-Karen-Andrade.pdf alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/.../COLE_2877.pdf
Linguagem – Ensino Médio e vestibular – 3ª Série . Editora Edita MPA – 2006
A dificuldade de se entender os Gêneros Textuais na Língua Portuguesa
“A Língua Portuguesa é muito difícil, a sua desvalorização se deve aos desencontros do próprio Sistema Educacional”
Quando se trata de gêneros textuais fica pior ainda, porque conhecer um gênero não NE apenas conhecer as características que o formam mas também as suas funções.
Segundo o Prof. Dr. Luiz Roberto Wagner, “o conhecimento linguístico é fundamental para se compreender um texto” e ainda que “os gêneros textuais consistem em formas padrão de estabilidade relativa, utilizada para estruturação do todo.”
Sendo assim, tantas regra, mesmo necessárias acabam trazendo bastante confusão, já que percebemos que muitos professores, tão mal formados, não conseguem levar ao conhecimento do aluno, uma maneira mais fácil de compreender essas diversidades e riquezas da Língua.
Já que gêneros textuais são modelos comunicativos, eles são “dinâmicos e sofrem variações”, pois surgem de acordo com sua função na sociedade; e na sociedade atual, com a globalização, a comunicação sendo feita em tempo real os gêneros se