A poluição no estado de são paulo
Com o passar dos anos e com e com o crescimento da economia no pais ,as industrias automobilísticas realizaram grandes incentivos como feirões e taxas de juros que em alguns casos chegam a taxas de até zero %,juntos com o incentivo fiscal do governo federal reduzindo a taxa de EPI(imposto sobre produtos industrializados), incentivando e aumentando de forma expressiva a compra de um automóvel em relação ao cidadão,que apenas com um nome sem restrições no serviço de proteção ao Crédito(SPC) e comprovando uma pequena renda pode comprar finalmente seus veiculo com certa facilidade.
Com este aumento significativo da frota de veículos, também trouxe como consequência, o aumento da poluição das chamadas “FONTES MOVEIS” que são aquelas fontes de poluição que estão em movimento, cujo estão inclusos nessa categoria as motos os ônibus e os caminhões.
Existe também outro tipo de causador responsável também por essa grande massa de poluição na nossa cidade, as “FONTES ESTACIONARIAS” como as chaminés das fabricas a queima de óleo cru nas indústrias e os incineradores domésticos. O que faz do ar dos paulistanos um dos piores de todas as grandes capitais de todo o mundo. Que é ruim para todos os que moram ou que passam pela nossa capital e sentem os efeitos da poluição no seu dia a dia e principalmente na sua qualidade de vida e no seu bem estar.
Devemos, no entanto nos preocupar com estes fatos e com essas estatísticas e procurar cada vez mais em achar meios e estratégias de evitarmos o uso excessivo dos veículos, procurando utilizar mais o meio de transporte publico, ou até mesmo ao invés de andarmos sozinho dentro de nossos veículos praticarmos a carona solidaria, uma vez que a maioria das pessoas nos carros se encontram sozinhas em seus veículos, isso junto com outras praticas reduziria o numero de veículos nas ruas, outra forma seria as pessoas abastecerem seus carros com um tipo de combustível menos poluente