A poluição das águas e do solo
Oceanos, lagos, mares e rios, sobretudo os que estão nas proximidades de regiões industrializadas, estão seriamente poluídos. Centenas de rios e lagos dessas regiões não possuem mais nenhum tipo de vida. Grande parte dos oceanos e mares, principalmente nas regiões costeiras, onde se concentra a maior parte da fauna marinha, encontra-se violentamente poluída.
Principais fontes de poluição das águas:
a) Os efluentes industriais e residenciais.
b) O chorume do lixo orgânico.
c) O lixo sólido.
d) Os resíduos agropecuários.
e) A mineração.
O lançamento de esgoto nos rios e lagos
As bactérias decompositoras se alimentam do material orgânico presente no esgoto.
Sabemos que as bactérias são microorganismos unicelulares que possuem uma capacidade de se reproduzir rapidamente, dependendo das condições ambientais, a cada 20 minutos elas se dividem em duas.
Com o aumento excessivo das bactérias aeróbicas (utilizam o oxigênio para respirar), o oxigênio presente na água torna-se escasso, ocasionando a morte de outros seres que necessitam deste gás para sobreviver, como por exemplo, os peixes que necessitam de uma quantidade maior de oxigênio, pois são maiores.
Eutrofização
Em ecologia, chama-se eutrofização ou eutroficação ao fenômeno causado pelo excesso de nutrientes (compostos químicos ricos em fósforo ou nitrogênio) numa massa de água, provocando um aumento excessivo de algas. Estas, por sua vez, fomentam o desenvolvimento dos consumidores primários e eventualmente de outros elementos da teia alimentar nesse ecossistema. Este aumento da biomassa pode levar a uma diminuição do oxigênio dissolvido, provocando a morte e consequente decomposição de muitos organismos, diminuindo a qualidade da água e eventualmente a alteração profunda do ecossistema.
Poluição por fosfatos e nitratos
O nitrogênio e o fósforo são elementos poluentes que são utilizados na composição de adubos e fertilizantes. Eles são encontrados também na composição