A polui o apresentar 1
A poluição do solo, ou seja, a camada superficial da crosta terrestre, ocorre devido os malefícios diretos e indiretos causados pela desordenada exploração e ocupação do meio ambiente, depositando no solo elementos químicos estranhos, prejudiciais às formas de vida microbiológica e sua colaboração em relação às interações ecológicas regulares.
A poluição do solo pode ser de duas origens: urbana e agrícola
Poluição Urbana Uma dos maiores causadores dessa poluição são os lixos jogados diretamente no solo sem o devido tratamento e produtos químicos, e para solucionar esses problemas e necessário a conscientização das pessoas para usarem materiais recicláveis, evitar jogar lixo nas ruas e investir na reciclagem de materiais.
Poluição Rural
A poluição rural ocorre devido ao uso indevido pesticidas e adubos, pois podem provocas acidez no solo e isso pode causar problemas não apenas para o solo, mas para o homem, para as plantas e animais pois são substâncias tóxicas. Usando técnicas antigas de produção também pode prejudicar o solo.
Aterros sanitários
Nos aterros sanitários, o lixo, coberto com terra e amassado, é colocado em grandes buracos. Esse procedimento é repetido várias vezes, formando-se camadas sobrepostas. Os aterros sanitários possuem sistemas de drenagem, que retiram o excesso de líquido, e sistemas de tratamento de resíduos líquidos e gasosos. O aterro deve ser pouco permeável, isto é, deixar passar pouca água e lentamente;
O aterro deve ser distante de qualquer lugar habitado;
Não deve haver lençol subterrâneo de água nas proximidades do aterro
As causas da poluição do solo?
O uso de agrotóxicos;
Queimadas;
Descarte de lixo em locais inapropriados;
Embalagens de sacos plásticos;
Metais;
O descarte de vidros de maneira errada;
Poluição das águas;
Superpopulação;
Crescimento de indústrias;
Combustíveis;
Descarte de pneus;
Lixos radioativos;
Esgotos sem estrutura adequada;
Consequências da poluição do solo
Diminuição da fauna e