A POLITICA SOCIAL NO CONTEXTO DA SEGURIDADE SOCIAL E DO WELFARE STATE :
As politicas sociais, oras são vistas como mecanismo de manutenção do trabalho, ora como conquista trabalhista, ora como arranjos do bloco no poder ou bloco governante, ora como doação das elites dominantes, ora como instrumento de garantia do aumento da riqueza ou direitos do cidadão, convivemos diariamente com as políticas sociais. Conjunto de políticas sociais que têm como objetivo amparar o cidadão no Brasil é divido em 3 grandes áreas: A Previdencia, a Assistencia Social e Saúde. Uma organização política que garante serviços e benefícios do Estado ao individuo por meio de contribuições específicas por lei tendo em sua base conceitual e política um complexo politico-institucional denominado seguridade Social.
Elaborou uma teoria trifacetada responsável por uma complexa análises dos direitos, em especial dos direitos sociais. As Políticas Sociais do Welfare State politicas Contributivas, contratuais e mercadorizáveis, voltadas para o entendimento de necessidade apresentadas por cidadãos inseridos no mercado de trabalho (privado ou público) e/ou nosistema previdenciário contributivo. Políticas distributivas, não contratuais, não contributivas e demercadorizáveis, desenvolvidas sob a forma de prestação de beneficio e serviços sociais públicos, total ou parcialmente custeado pelo Estado, independentemente de prévias contribuições, inserção no mercado de trabalho ou, em alguns casos, da renda dos beneficiários :
● “Integração do seguro, benefícios e serviços sociais, mediante gestão unificada;
● Universalização da cobertura, valendo-se do concurso de assistência social para incorporar no sistema os não contribuintes.
● Prevenção de risco, infortúnios e incertezas futuras,além de compensação de perdas e danos do presente.”
Welfare State se consolida ,cidadania ,críticas dos usuários, críticas dos empresários ,os governos neoliberais da Década de 80 as mudanças que surgem a partir