A politica no brasil
Os homens exigem cada vez mais a perfeição, não se respeita mais as diferenças. Mas esse padrão social gera conseqüências que eu nem consigo imaginar. Mas a discriminação é, sem dúvidas, um dos efeitos primordiais dessa sociedade.
A partir do momento em que alguém machuca ou irrita constantemente outra pessoa, tem-se um dos assuntos mais discutidos. O Bullying é o assédio que acontece em qualquer lugar, contra qualquer pessoa.
Até hoje não consigo entender a origem do bullying. Mas de onde será que veio esse prazer em torturar os demais? É inadmissível esse pensamento, se bem que, nos filmes quando alguém mata ao outro por sei lá qual o motivo, o público levanta e aplaude. O que devemos entender é que este copo d’água está sobrecarregado e a qualquer hora vai transbordar.
Necessitamos lembrar que o bullying é uma brincadeira que machuca que muitas vezes se mostra inofensiva, ou como muitos dizem, a mais pura “desavença” infantil, mas que ofende e que gera danos irremediáveis não só para a vítima, mas para todos. Não acho que haja justificativa para a violência, muito menos com a morte de inocentes. Mas acho que tá na hora de mudanças de comportamento dos lideres e formadores de opinião.
Capitães da Areia
Fazendo-se valer das características da 2ª fase do Modernismo brasileiro, Jorge Amado, na obra Capitães da Areia, denuncia problemas sociais que até então não ocupavam lugar na literatura brasileira. Literatura esta que desmascarava uma sociedade que não reconhecia que somente os ricos possuíam privilégios.
A obra em questão mostra as conseqüências de crianças e jovens, totalmente excluídos, que não tiveram nenhuma oportunidade na vida, mal-aventurados que viram nos pequenos crimes um refúgio em meio a uma sociedade feroz.
Esses pequenos seres, vivendo em trapiches, foram devorados pela crueldade social. Muitos eram órfãos ou abandonados, enfim, esquecidos pela sociedade, que conviviam com a discriminação, marginalidade, prostituição,