A POLITICA DE SAUDE E SUA CONSTRUÇÃO HISTORICA
1 INTRODUÇÃO 3
2 A SAUDE E SEUS MOMENTOS ENTRE 1920 A 1988 4
2.1 conselhos de saude 5
2.2 CONFERÊNCIAS DE SAÚDE 6
3 SUS 7
3.1 los –lei orgânica de saúde 8
4 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
A política de Saúde faz parte do tripé que compõe a seguridade social juntamente com a assistência social e a previdência social.
Ao considerar a politica de saúde como politica social uma das consequências imediatas é assumir que a saúde é um dos direitos inerentes a condição de cidadania pois a plena participação dos indivíduos na sociedade politica se realiza a partir de sua inserção como cidadãos. A analise das politicas publicas de saúde pauta-se em uma perspectiva que considera a importância de compreender a concepção de saúde construída pela sociedade brasileira. No Brasil a intervenção do estado na saúde ocorre a partir da década de 30.
A construção da politica de saúde como politica social envolve diversos aspectos políticos, sociais, econômicos, institucionais, estratégicos, ideológicos, teóricos, técnicos, culturais, dentre outros, tornando-se muito difícil isolar a participação de cada um deles em um momento definido.
Destacarei aqui os momentos marcantes dessa construção, com seus avanços alcançados e também ressaltando os desafios enfrentados ate os dias atuais.
2 a saude e seus momentos entre 1920 a 1988
Em 1920 a saúde tem destaque com a extensão dos seus serviços e em 1923 ocorre reforma Carlos Chagas que tenta ampliar o atendimento a saúde por parte do poder central, constituindo estratégias de União, de ampliação do poder nacional no interior da crise politica. É também nesse período que surgem questões sobre higiene e saúde do trabalhador, com tomada de medidas para constituir um esquema previdenciário com a criação das CAPs(Caixa de aposentadoria e pensões), sendo a mais