A POL TICA ABSOLUTISTA
O absolutismo é uma gerência política e administrativa que predominou na Europa durante o Antigo Regime, na Idade Moderna, entre os séculos XVI e XVIII. O Rei detinha o poder absoluto e por vezes Divino, tornando-se senhor de todos os senhores, com domínio baseado em um exercito permanente e uma vasta burocracia, onde se impôs a justiça, a unificação do Estado, moeda, legislação reais sobre os senhores; sistema fiscal e militarização da realeza, e o poder totalmente centralizado do rei. Pode-se citar como principal definição da época, a frase de Luís XIV, grande monarca Absoluta da História e símbolo do apogeu absolutista, que dizia que “O Estado sou eu!”. Essa enfatiza o poder que estes exerciam sobre seus reinos, ultrapassando o poder inclusive da Igreja.
Esta forma política alastrou-se de forma assustadora sobre a Europa, e levantou pensadores e teóricos que nos ajudam a compreender a regência da época. Dentre eles podemos citar Maquiavel (que idealizou o poder real totalmente acima de quaisquer outros poderes - até mesmo o da Igreja-, e o imortalizou em seu livro “O Príncipe”, escrito para aconselhar o duque Lorenzo de Médici, sobre como governar seus súditos), e Hobbes (defensor do absolutismo, considerava que o homem nasce naturalmente egoísta e possessivo, e para controlar estes instintos é que o Estado deveria existir; e para ele, este era fruto de um contrato no qual os homens transferem para o soberano o direito do governo em prol da paz, segurança e direito a propriedade).
Bibliografia
http://www.infoescola.com/historia/absolutismo/ 19/10/2014 18:36
Livro> História: das Sociedades sem Estado às monarquias absolutistas, volume 1/ Renato Vainfas... [et al.]. – São Paulo: Saraiva 2010.
Revista> Guia do Estudante: História, edição 8, 2015 / Editora Abril.