A PLANTAÇÃO DE EUCALIPTO E SEU IMPACTO AMBIENTAL
PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL
FABIO HENRIQUE SANTANA TREVISAN
A PLANTAÇÃO DE EUCALIPTOS E SEU IMPACTO AMBIENTAL
JEQUIÉ - BA
2014
FABIO HENRIQUE SANTANA TREVISAN
A PLANTAÇÃO DE EUCALIPTOS E SEU IMPACTO AMBIENTAL
Trabalho de Conclusão de Curso, sob a forma de Artigo Científico, apresentado a Faculdade de Ciências Educacionais (FACE), como requisito obrigatório para a conclusão do curso de Pós-graduação em Gestão Ambiental.
Orientador(a):
JEQUIÉ - BA
2014
A PLANTAÇÃO DE EUCALIPTOS E SEU IMPACTO AMBIENTAL
Fábio Henrique Santana Trevisan
RESUMO
Esta pesquisa tende a mostrar como a plantação de Eucaliptos está afetando a fauna e flora de Maracás e região trazendo benefícios e impactos ambientais que demorarão anos para voltar ao seu desenvolvimento normal. A plantação de Eucaliptos em Maracás e região está desmatando uma área nativa muito grande provocando erosão do solo pelo desprotegimento causado pelo desmatamento. O desmatamento por causa dos Eucaliptos vem crescendo cada dia mais e mais por uso das Queimadas e grandes correntes.
Palavras-chaves: Eucalipto, Desmatamento, impactos ambientais;
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento e o Urbanismo estão interligados a construção de indústrias, comércios e exploração ambiental. O estudo detalhado das características físicas da região onde vai implantar uma empresa deve ser feito analisando o relevo, o clima, a hidrografia e a vegetação.
A plantação de Eucaliptos em Maracás não está recuperando as áreas desmatadas para fazer esse tipo de plantio, e sim desmatando as áreas de mata nativa. Essas ações estão provocando o assoriamento devido a retirada da mata ciliar, os raios solares que atingem diretamente o solo deixa-o arenoso e com a temperatura extremamente alta em determinados períodos e