A pl i c a ç ã o d o e x c e l a v á r i a s d i s c i p l i n a s d o s c u r s o s d e g r a d u a ç ã o
Geralmente as opções de ajuda(Help) que vem nos (softwares) ou aparecem com uma linguagem de difícil compreensão para pessoas leigas na área de Informática ou então são muito sintéticas sem nenhum exemplo prático acompanhando as explicações.
Esta apostila destina-se principalmente aos alunos e Professores da Universidade Federal de São João del-Rei, servindo como um texto básico para várias disciplinas que utilizam a Matemática e Estatística em seus Cursos. Procurou-se detalhar os passos para a utilização das várias fórmulas que o Excel dispõe, numa linguagem o mais popular possível. Um dos objetivos é incentivar os Professores a usarem não só o software Microsoft Excel que possui bastante aplicação para várias disciplinas e também em ações do cotidiano., mas também os vários recursos da área de Informática que melhoram consideravelmente o desenvolvimento do Ensino-Aprendizagem com economia de tempo, tornando as aulas mais atrativas e com melhor visualização dos problemas a serem resolvidos.
1. Aplicações do Excel ao Cálculo Numérico
1.1. Raízes de equações transcendentais
Resoluções de equações do tipo f(x) = 0.
1.1.1. Método de Iteração Linear(M.I.L.)
Seja o problema de se determinar a raiz positiva da equação abaixo, , com a tolerância dada igual a 0,0001; x2 – cos(x) = 0 Equação 1
Fazemos x2 = cos(x) e traçamos as duas curvas: y = x2 e y = cos(x) no mesmo gráfico. Onde se interceptam as curvas são as raízes da equação. De acordo com os dados da Tabela 1, traçamos as curvas como mostrado no Gráfico 1.
Tabela 1 Gráfico 1
Achamos as possíveis funções de iteração, colocando a equação 1 na forma x = F(x), onde F(x) é uma função de iteração. Neste caso, as possíveis funções de iteração são:
F1(x) = cos(x)/x
F2(x) = raiz(cos(x)
F3(x) = arc cos(x2)
F4(x) = x2 +x – cos(x) Agora testamos qual função de iteração