A PINTURA E ARQUITETURA NO RENASCIMENTO
INTRODUÇÃO O Renascimento caracteriza-se pela transição do Feudalismo para o Capitalismo, durante os séculos XV e XVI concretizando a passagem da Idade Média para a Moderna. Neste período, faz-se uma ampla gama de transformações culturais, sociais e principalmente artística. Nesta época o indivíduo se distancia das normas rígidas da igreja expondo suas opiniões e desejos, isso está muito bem representado nas pinturas da época. A arquitetura renascentista é marcada por concepções artísticas da antiguidade clássica greco-romana, com exceção dos seus pensamentos revolucionários. A pintura renascentista é caracterizada por figuras estritamente simétricas, introdução das sombras e perspectiva, criando expressão de volume e tridimensionalidade. Já na arquitetura as construções eram voltadas à geometria euclidiana, usando como base de suas obras o quadrado, aplicando-se nessas obras a perspectiva com o intuito de se obter uma construção mais harmônica.
JUSTIFICATIVA O tema abordado é em consequência da importante influência de sua pintura e arquitetura para a realidade moderna.
OBJETIVO GERAL Ressaltar através de tópicos e explicações específicas a importância da arte da pintura e o perfil arquitetônico da época.
OBJETIVO ESPECÍFICO A pintura e a arquitetura serão explicadas em detalhamentos com relação aos artistas mais influentes. Na pintura os principais artistas citados serão Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafael, já na arquitetura será representada pelo mais conhecido arquiteto da época, Brunelleschi. Será exemplificado suas principais obras pela sua importância para a humanidade.
REFERENCIAL TEÓRICO Segundo o site www.infoescola.com a principal marca da arquitetura renascentista é a distribuição espacial da matemática das edificações.