A Pintura do Renascimento
Renascimento
Miguel Ângelo
Biografia de Miguel Ângelo:
• Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni (Caprese, 6 de Março de 1475 — Roma, 18 de Fevereiro de 1564), mais conhecido simplesmente como Miguel Ângelo (português), foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.
• Ele desenvolveu o seu trabalho artístico por mais de setenta anos entre Florença e Roma, onde viveram seus grandes mecenas, a família Medici de Florença, e vários papas romanos. Iniciou-se como aprendiz dos irmãos Davide e Domenico Ghirlandaio em Florença.
Algumas obras de Miguel Ângelo
:
- Afrescos do teto da Capela
Sistina
Alguma obras de Miguel
Ângelo :
- A criação de Adão
Alguma obras de Miguel
Ângelo :
- Julgamento Final
Obras de Miguel Ângelo :
- Martírio de São Pedro
O ideal feminino na pintura:
• Ao longo da história existiram sempre diversos ideais de beleza feminina. Todos eles contam com certas características, como a cor dos olhos, a cor do cabelo e a roupa, e que lhes davam e dão um estatuto superior de beleza para a sua época histórica. Hoje em dia, os media utilizam muito aquele ideal de beleza perfeita, obsessiva para muitas pessoas.
O ideal feminino na pintura renascentista: • O Renascimento trouxe de novo os valores greco-romanos abandonados durante séculos e com eles o ideal dessa época. A cidade da moda, Florença, rica em prestigiados alfaiates foi a ditadora da moda. Poetas como Petrarca definiram um ideal de mulher em que apenas os lábios e as unhas deveriam ser vermelhos, as sobrancelhas e pestanas pretas, de cabelos loiros e de olhos e pele clara. E com uma calma e tranquilidade quase transcendental. A moda feminina foi ganhando um significado de compromisso de sedução ao começar a evidenciar o colo com o decote e também a cintura com o corpete. As vestes deveriam ser coloridas. As armações usadas eram de madeira ou barbatanas de baleia para sustentarem todo esse exagero e