A percepção na aprendizagem
Antonia dos Anjos Michelim
Prof. Antonio Leodil Ferreira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura/Letras (LED1041) – Psicologia da Educação e Aprendizagem
16/01/09
RESUMO
A percepção na aprendizagem não é feita através do simples uso do sistema sensorial humano. Na sua forma biológica, o sistema sensorial não agrega significado às coisas e ao mundo sendo considerados apenas atributos físicos isolados. O processo de percepção é adquirido através da apropriação da linguagem, do pensamento, dos conceitos históricos e dos significados atribuídos às coisas e aos objetos. A função da escola é possibilitar o acesso e apropriação de conhecimentos e conceitos científicos ao aluno, ampliando assim seu campo de percepção.
Palavras – chave: Percepção; Signos; Aprendizagem.
1. INTRODUÇÃO
Discutir sobre educação, formação de professores, processo de ensino e aprendizagem são um dos temas mais desafiadores que se apresentam atualmente.
A psicologia, principalmente a psicologia da educação, vem desenvolvendo estudos no sentido de entender o processo de percepção, não apenas como um fenômeno de origem e função biológica dos órgãos sensoriais, mas como um fenômeno cultural, partindo do princípio de que, se a percepção for bem compreendida por parte dos educadores, poderá ser usada como instrumento gerador de aprendizagens.
2. A PERCEPÇÃO
A percepção está relacionada com a forma de aprender através dos sentidos, formando idéias e adquirindo conhecimentos, relacionando-os com os signos, num processo cognitivo.
“Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio” (WIKIPÉDIA). Ao nascer, o ser humano é dotado de funções biológicas de percepções definidas pelo seu sistema sensorial, o tato, a audição, a visão, o olfato e o paladar.
Na psicologia, o estudo da percepção é importante, pois o comportamento das