A percepção de professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Bento Gonçalves sobre a Rotina nas Escolas Infantis
LINHA DE PESQUISA: HISTÓRIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
TÍTULO: A percepção de professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Bento Gonçalves sobre a Rotina nas Escolas Infantis.
OBJETIVOS:
Geral: Fazer o levantamento, junto a professores da rede municipal de ensino de Bento Gonçalves, da percepção que estes têm sobre a importância da rotina no trabalho com as crianças nas Escolas de Educação Infantil.
Específicos:
Verificar o que o professor compreende sobre rotina na educação infantil.
Identificar a visão dos professores em relação à rotina na sua prática com as crianças da Educação Infantil.
Verificar a existência de cursos de formação pela Secretaria Municipal de Educação de Bento Gonçalves para os profissionais que atuam nas Escolas de Educação Infantil deste Município.
Problema:
O que é necessário para que os professores da Educação Infantil das Escolas Municipais de Bento Gonçalves apliquem uma rotina diária apropriada para um melhor trabalho com as crianças de 0 a 6 anos de idade favorecendo aprendizagens e o desenvolvimento destas crianças?
Justificativa
Segundo Rocha (1997), é necessário para que as creches tenham profissionais que compreendam a psicologia infantil para que proporcionem um bom desenvolvimento das necessidades psicomotoras, cognitivas, afetivas e sociais às crianças que atendem. Seguindo este pensamento percebemos que a criança necessita de uma rotina bem estruturada para sentir-se segura e criar sua autonomia nos espaços que convive. Com a rotina ela pode prever o que vem a seguir e assim sua ansiedade é suprida. Com esse trabalho quero mostrar como é o encaminhamento das propostas de trabalho em relação à rotina nas Escolas Infantis de Bento Gonçalves e ajudar os profissionais que atuam nestas unidades de ensino a realizar um melhor atendimento junto às crianças. Mostrar a estes profissionais que criança pequena pode sim contribuir com o planejamento do professor/professora e que bebês podem