A pequena sereia
O conto de fadas que inspirou os estúdios Disney a criarem o desenho animado A Pequena Sereia foi originalmente escrito originalmente em 1836 pelo dinamarquês Hans Christian Andersen (foto). Se você lê em inglês, o conto está disponível no site Hans Christian Andersen.
Para lê-lo em Português, procure em qualquer biblioteca que tenha contos infantis, ou baixe-o aqui. O que eu tenho é a ótima tradução de Monteiro Lobato da Editora Brasiliense, 1958. Foi com ela que fiz as citações abaixo.
Um breve resumo da história:
Tudo começa quando a sereiazinha recebe autorização para ir à superfície e salva o príncipe de um naufrágio. Contudo, o jovem príncipe nunca fica sabendo que fora ela sua salvadora, ele pensa ter sido uma garota humana. Melancólica, a sereiazinha vai até a bruxa do mar pedir que ela a transforme em humana, em troca disso, a bruxa tira-lhe a voz, pois era a mais bela voz do oceano.
Após a transformação, a sereia encontra o príncipe e passa anos muda em sua companhia. Um belo dia, o príncipe reencontra a garota que ele pensava tê-lo salvado e se casa com ela. A maldição da bruxa era que a sereiazinha morreria se o príncipe se casasse com outra, então, suas irmãs cortam seus próprios cabelos e os dão à bruxa em troca de um punhal que devia ser enterrado no coração do príncipe para salvar sua irmã mais nova.
Porém, para não morrer, a sereiazinha teria que matar o príncipe naquela noite e deixar gotas do sangue dele caírem em suas pernas para que ela voltasse a ser sereia. Não tendo coragem de matar seu amor, ela se sacrifica e morre, se transformando em uma filha do ar que dali a 300 anos conseguiria uma alma imortal se ajudasse os outros.
Fatos curiosos: * Ela não tem nome. Referem-se a ela apenas como "sereiazinha". * Eram apenas seis irmãs e não sete como no filme. * Quando as sereias completavam 15 anos, recebiam uma autorização para visitar a superfície. * Era a avó paterna que cuidava das princesas e não o