A PASSAGEM DA JUVENTUDE PARA A FASE ADULTA COMO UM MARCO DA INCERS O NO MERCADO DE TRABALHO
UM MARCO NA INCERSÃO DO TRABALHO
Maria Kátia da Silva Correia¹
Natália Alves da Silva²
______________________________________________________________
RESUMO
O presente artigo tem o objetivo de explicar o início da fase adulta, enfatizando a incursão no mercado de trabalho como um marco para esta fase. Assim, será ressaltado o aspecto da escola em “competição” com o trabalho, onde o jovem deixa a escola muito cedo em busca da independência financeira. A transição entre gêneros, discutindo a diferença do torna-se adulto entre ambos os sexos, e a saída da dependência dos pais como um ponto importante a ser discutido nesse contexto.
PALAVRAS CHAVE: Inserção, Vida adulta, Trabalho, Gênero, Família.
ABSTRACT
This article aims to explain the onset of adulthood, emphasizing the incursion into the labor market as a milestone for this phase. Thus, it will be noted the aspect of the school in "competition" with the work, where the young leaves school early in search of financial independence. The transition between genres, discussing the difference becomes between adult male and female, and the output from dependence on parents as an important point to be discussed in this context.
KEYWORDS: Insertion Adult Life, Work, Gender, Family
______________________
¹ Acadêmica em psicologia da faculdade de Ciências Aplicadas Doutor Leão Sampaio, FALS,
CEP: 63.180-000, Juazeiro do Norte-CE, Brasil
² Acadêmica em psicologia da faculdade de Ciências Aplicadas Doutor Leão Sampaio, FALS,
CEP: 63.180-000, Juazeiro do Norte-CE, Brasil
Novembro 2014
INTRODUÇÂO
Para Hogan e Astone (1986, apud NASCIMENTO, 2008) a importância da compreensão dos caminhos para a vida adulta e a transição para a mesma, tem despertado grandes interesses de cientistas sócias. Assumir papel de adulto é abrir portas para a constituição de uma família e para a entrada em uma carreira ocupacional. O momento, o desejo e a sequência que os jovens se adaptam aos papeis