A passagem da criança da educação infantil para o 1º ano do ensino fundamental
Quando iniciam no 1º ano se depara com uma grande mudança, pois continuam pensando que irão brincar, dançar, cantar, etc., como no ano anterior, por mais que a professora da educação infantil prepara os alunos para o ano seguinte eles irão sentir uma grande diferença, pois terão que desenvolver as primeiras tarefas realizadas por eles, a leitura e a escrita, não que eles não tivessem feito isso, mas com o peso de começarem a ler as primeiras palavras de muitas que virão, sendo assim, elas passam a ter menos atividades lúdicas e começam a realizar mais tarefas vivenciadas no concreto o que as vezes acarretam estresse e o medo de errar.
E nessa hora que a professora tem que estar atenta e deixar claro para o aluno que ele tem potencial e capacidade para desenvolver suas atividades. É uma mudança que pode não ser bem sucedidas em alguns casos, pois a criança não está preparada psicologicamente, precisando do auxílio da família para seu amadurecimento e desenvolvimento.
Essa passagem devia ser natural uma vez que a educação infantil é centrada nas atividades lúdicas enquanto no 1º ano é esperado que o aluno demonstre o que aprendeu e coloque em prática, esses dois períodos deviam ser distribuídos vivenciando as práticas de aprendizagem na educação infantil e o lúdico dentro do 1º ano, dosando assim uma prática de ensino que desse continuidade aos conteúdos estudados.
Esses conflitos podem ser amenizados com a organização de um espaço, tempo, desenvolvendo assim momentos de descontração e interação entre os alunos.
Mostrando assim que a escola é um ambiente de