A partir da leitura e da compreens o do texto
1. Qual é o tema de que trata o editorial e qual o ponto vista do autor a respeito desse tema? Retire do texto dois trechos que justifiquem a sua resposta sobre o tema. Depois, retire do texto também dois argumentos que o autor usa para defender seu ponto de vista.
Resposta:
O texto fala sobre a necessidade de concisão e precisão do judiciário e a morosidade que o mesmo enfrenta em seus processos pelas firulas feitas nas peças processuais. Como dito no texto, nem sempre falar muito é ter muito a dizer. O autor cita a verbosidade que impera nos processos escritos encaminhados ao judiciário, fazendo que toda a análise seja feita de forma não objetiva e a necessidade da utilização de uma disciplina mais objetiva, direta e sucinta, visando diminuir essa morosidade processual. É notório que alguns magistrados se utilizem de uma estratégia de lentidão, acreditando-se que, com isso, inviabilizar votos no Supremo Tribunal Federal. Outros colegas não compactam com essa estratégia, fazendo do embate uma não solução para o problema, ficando evidente que o autor é favorável à celeridade processual através de menos verbalização e mais concisão nos votos e decisões do nosso judiciário.
2. Leia os seguintes trechos retirados do editorial:
a. “Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863), às vezes considerado a maior peça de oratória em todos os tempos.”
b. “Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta.”
3. Esses dois trechos exigem do leitor quais tipos de conhecimento prévio? Cada um deles exige de maneira mais fundamental um tipo de conhecimento prévio. Justifique bem sua resposta, a partir de sua leitura no material teórico e o do que ali apreendeu.
Resposta:
É necessário saber do que se trata o discurso de Gettysburg e de como