A participação dos pais no tratamento de crianças ´potaoras de ansiedade de separação
6548 palavras
27 páginas
INTRODUÇÃOAo refletirmos sobre o processo terapêutico infantil, nos deparamos com um fator bastante relevante que é o sofrimento que a criança apresenta ao ser portadora de um transtorno e de como este sofrimento se estende ao seu grupo familiar.
A criança portadora de ansiedade de separação pode ter seu cotidiano gravemente cerceado, apresentando dificuldade em realizar atividades comuns da infância como freqüentar a escola com regularidade, visitar parentes e amigos e poder estabelecer vínculos afetivos na ausência dos pais, e com certeza isso tem repercussão na família gerando estresse e comprometendo uma vinculação afetiva adequada.
Outro fator que nos chama atenção na prática clínica é a inabilidade dos pais em lidar com este transtorno. Pais com muitas dúvidas em como proceder em uma situação como esta o que pode geral culpa e insatisfação e acentua mais ainda o nível de ansiedade familiar. Desta forma, poder acolher estes pais orientando e informando sobre o transtorno se faz necessário e caracteriza uma direção fundamental do tratamento.
No entanto o trabalho com os pais não se encerra neste ponto. Sabemos que o acolhimento é importante, mas que outras intervenções junto à família e ou aos pais pode podem facilitar ainda mais a mudança de comportamento da criança e de seus pais.
Acreditamos ser importante avaliar outros fatores que contextualizam o cotidiano e o modo de vida deste grupo familiar como, por exemplo, o nível de ansiedade dos próprios pais, o ciclo vital, situações de desemprego, a relação do casal e de novos casamentos ou mudanças no sistema familiar.
De acordo com a literatura atual, sabemos da importância da participação dos pais na terapia infantil e que esta participação pode ocorrer de diferentes maneiras dependendo da abordagem teórica utilizada pelo terapeuta bem como das necessidades específicas do paciente e seu grupo familiar.
Assim a pesquisa pretende refletir sobre o tratamento da ansiedade de separação de acordo