A PARCERIA ESCOLA FAMILIA
A família tem sido e é a influência mais importante para o desenvolvimento integral da criança, podemos ter a certeza que o aluno deve se sentir integrado em sua família e na sociedade, pois ambos serão os pilares para o desenvolvimento moral e afetivo dos mesmos.
Atualmente fazemos parte de uma sociedade multicultural, avançada tecnologicamente e moralmente, o tradicionalismo passa a ser cada vez menos presente na vida familiar e escolar, com isso o papel da família e da instituição de ensino vem se modificando, e passa a se tornar mais importante o dever de se educar em um ambiente afetivo e prazeroso.
As famílias e as escolas que valorizam a educação e seu verdadeiro valor precisam compreender que toda criança é um ser humano, com necessidades psíquicas, físicas e sociais a serem supridas, é dependente, e precisa ser tratada sem humilhações, brigas, gritos, xingos, desavenças e castigos, mas sim serem orientadas com elogios, incentivos, dialogo, sorrisos, motivação, e afeto para a construção não só do conhecimento, mas também de seu caráter. Ou seja, é de extrema importância que não apenas a família mas a escola entenda a realidade que a criança está inserida para poder perceber a influencia familiar no processo de ensino-aprendizagem.
Existem diversas contribuições que tanto a família quanto a escola podem oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno dos seus filhos e dos seus alunos, respectivamente. Alguns critérios devem ser considerados como prioridade para ambas as partes.
Torna-se essencial observar a parceria da escola e da família, já que quando há uma participação efetiva dos pais no processo de aprendizagem a equipe escolar poderá desenvolver seu papel pedagógico com mais ênfase. Com esta afirmação, a responsabilidade da escola de incentivar e trazer a família para dentro do âmbito escolar aumenta muito, e este trabalho deve ser realizado com perseverança e dedicação. Pois, na realidade que convivemos não esta sendo fácil