A Palavra Laborat Rio Prov M Da Uni O De Duas Palavras Latinas
A palavra laboratório provém da união de duas palavras latinas: labor = trabalho + oratorium = lugar de reflexão. Assim, o laboratório é um local de muito trabalho e muita concentração. Este ambiente é um recinto construído especialmente para a execução de experiências, é o local adequado para o trabalho de identificação, separação e determinação da quantidade de substâncias bem como, da preparação e obtenção de novos produtos. Resultados tais que podem ser utilizados para uma série de estudos, entre estes, para a pesquisa do funcionamento de organismos, de doenças e de novos medicamentos. (Rossi, 2012)
Atualmente a importância das disciplinas práticas com base nos conhecimentos adquiridos em ambiente universitário torna indispensável uma estrutura laboratorial moderna, ágil e que possa representar todo o avanço tecnológico existente, para que seus alunos desenvolvam as suas aulas práticas de maneira a embasar a sua formação profissional com alicerces sólidos e bem estruturados. (UNISC, 2013)
O trabalho de laboratório visa colocar o aluno diante de situações práticas que favoreçam a releitura do conteúdo teórico desenvolvido nas diversas disciplinas oferecidas no curso, buscando, sempre que possível, integrar conhecimentos e metodologias. (UNISC, 2013)
Algumas recomendações gerais de comportamento, que devem ser seguidas por todos os usuários de um laboratório são:
Usar sempre óculos de segurança; não é recomendado o uso de lentes de contato no laboratório;
Usar guarda-pó abotoado, sapatos fechados e cabelos presos. Evitar guarda-pó feito com tecido sintético;
Não pipetar produto algum com a boca.
Não usar produto algum que não esteja devidamente rotulado;
Não levar jamais as mãos à boca ou aos olhos quando estiver manuseando produtos químicos;
Discutir sempre com o professor ou supervisor a experiência que será feita;
Jamais manipular produtos inflamáveis perto de chamas ou fontes de calor;
Jamais comer