A palavra dicotomia deriva do grego dichotomia
1) O estruturalismo é uma abordagem que veio tornar um dos métodos mais extensamente utilizados para analisar a língua e a sociedade, e um dos pioneiros do pensamento estruturalista foi Saussure, ao formular uma abordagem da Linguística onde a língua se apresenta como um sistema estruturado. A característica básica da linguística estruturalista é que o único e verdadeiro objeto de estudo da Linguística é a língua considerada em si mesma e por si mesma (qual a lógica que subjaze oculta por detrás da fala das gentes). E ao analisar a dimensão social ou coletiva da língua, ele abriu caminho e promoveu o estudo da gramática.
2) As dicotomias de Saussure são:
Sincronia x diacronia
Estudos sincrônico são aqueles que visualizam a língua, num momento dado, como um sistema estável. Já os estudos diacrônicos são aqueles que tem como ponto de vista a evolução dos fatos linguísticos através do tempo.
Língua X Fala A língua é um sistema de valores que se opõem uns aos outros, sendo um produto social na mente de cada falante de uma comunidade e possui homogeneidade. Por isto é o objeto da linguística propriamente dita. E a fala é um ato individual e está sujeito a fatores externos, muitos desses não linguísticos e, portanto, não passíveis de análise.
Sintagma x paradigma
O sintagma é a combinação de formas mínimas numa unidade linguística superior, surge a partir da linearidade do signo, ou seja, ele exclui a possibilidade de pronunciar dois elementos ao mesmo tempo, pois um termo só passa a ter valor a partir do momento em que ele se contrasta com outro elemento. Já o paradigma é, como o próprio autor define, um "banco de reservas" da língua, fazendo com que suas unidades se oponham, pois uma exclui a outra.
Significante x significado
O signo linguístico constitui-se numa combinação de significante e significado, assim o significante é uma "imagem acústica" (cadeia de sons)