A Paixão do Jovem Werther ficha de leitura
Nota Biográfica: Johann Wolfgang von Goethe foi um escritor e pensador alemão, nascido a 28 de Agosto de 1749 em Frankfurt e que faleceu a 22 de Março de 1832 em Weimar. Goethe foi uma das mais importantes figuras da literatura alemã e do Romantismo europeu. Tem uma vasta lista de obras em seu nome, constituída por romances, peças de teatro, poemas, escritos autobiográficos e reflexões teóricas nas áreas da arte, literatura e ciências naturais.
A obra:
A Paixão do Jovem Werther é um romance, escrito em 1774, que foi considerado uma obra prima mundial e um marco inicial do romantismo. É uma das primeiras obras do autor e há quem acredite que seja de carácter auto biográfico apesar do cuidado do autor ao trocar nomes e locais. Na época da sua publicação, este livro causou uma vasta onda de suicídios na Europa, o que levou a que o autor tivesse de apelar aos leitores para não levarem a obra demasiado a sério. Esta obra, é constituída por cartas que o suposto Jovem Werther envia ao seu amigo Wilhelm. Nas cartas, Werther faz várias reflexões e retrata situações da sua vida.
A história: A história do livro gira em volta de um jovem pintor chamado Werther que acaba de se mudar para uma pequena vila chamada Wahlheim, com o intuito de se afastar da sua cidade natal para que possa relaxar. É nesta pequena vila que Werther conhece Charlotte, filha de um homem importante e abastado. Os dois jovens despertam interesse um no outro de imediato, no entanto, Charlotte é casada com Albert, que se encontra fora da cidade em negócios. Após conhecer Charlotte a vida de Werther é consumida por uma paixão profunda e tempestuosa. Apesar do seu amor ser correspondido, é impossível pois a jovem rapariga guarda também um enorme carinho pelo seu marido. A vida de Werther passa a ter apenas um motivo: Charlotte. O que acaba por o levar à loucura e, posteriormente, ao suicídio.
Opinião Pessoal/Citações relevantes:
Durante