A Ovinocaprinocultura No Estado Da Bahia
A cabra foi o primeiro animal, domesticado pelo homem, capaz de produzir alimentos, há cerca de seis mil anos atrás. De lá para cá, sempre acompanhou a história da humanidade, conforme atestam os diversos relatos históricos, mitológicos e até mesmo bíblicos, que mencionam os caprinos.
Apesar disso, poucas vezes teve seu valor devidamente reconhecido. Os caprinos têm a mesma origem que os bovinos, com o tronco ancestral dos antílopes e a diferenciação ocorrendo no Piloceno.
Existe uma grande variedade de produtos de origem caprina: leite, carne, couro, pêlo, e esterco, além de ter utilidade como tração animal. Ainda hoje, a cabra tem um papel muito importante como fornecedora de alimentos, particularmente em países ou regiões em desenvolvimento.
Cerca de 94,2% dos caprinos no mundo encontram-se em regiões em desenvolvimento, evidenciando a capacidade do caprino de se adaptar a condições adversas, justificando sua reputação de animal rústico. Porém, os 5,8% dos caprinos localizados em regiões desenvolvidas são responsáveis por 26,3% do leite produzido pela espécie, mostrando que, quando as condições são favoráveis, os caprinos apresentam alta produtividade.
Os rebanhos ovino e caprino do Brasil representam, respectivamente, apenas 1,7 e 2,1% do efetivo mundial. Considerando a dimensão territorial brasileira, bem como as condições edafoclimáticas favoráveis ao desenvolvimento da ovinocaprinocultura, nossos rebanhos são
numericamente