a origem historica do serviço social
O presente trabalho vem com a finalidade de construir o percurso histórico da profissão de serviço social, refletindo sobre sua origem, os avanços e as demandas atuais e a contribuição para o desenvolvimento da profissão, que cooperam e continuam contribuindo para a criação de uma visão diversificada a cerca da profissão e que lhe conferiu em dados momentos um caráter subalterno, neste sentido entender a historia e os referenciais teóricos metodológicos construídos no decorrer da trajetória do serviço social, são essenciais para compreender os desafios apresentados a profissão no contexto social da atualidade.
O estudo da história é uma prática complexa por ser marcado por ampla heterogeneidade de posicionamentos. Uma diversidade de critérios, impugnações de argumentos sempre marcou tal esfera, revelando a ausência de consenso entre historiadores e estudiosos.
2 DESENVOLVIMENTO
Serviço Social é um curso de nível superior e foi oficializado no Brasil mediante a Lei nº 1989/53, sendo que a profissão de Assistente Social foi regulamentada pela Lei nº 3252, de 27 de agosto de 1957. Hoje a profissão encontra-se regulamentada pela Lei 8662 de 07 de junho de 1993 que legitima o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e os Conselhos Regionais (CRESS).
O serviço social é uma profissão de caráter sócio-político, critico e interventivo, que se utiliza de instrumental cientifico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da questão social, isto é, no conjunto das desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho.
O profissional em Serviço Social atua nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento por meio de políticas