a origem dos mapas
Cartografia
É a ciência que trata da concepção (gerar), produção, difusão (divulgar), utilização e estudo dos mapas.
Origem
Antes mesmo do desenvolvimento da escrita, inúmeros povos, de diferentes regiões do planeta, já traçavam esquemas que poderiam ser considerados mapas. Através da construção dos pictogramas (símbolo que representa um objeto) escrita representada por desenhos. Ex. Os desenhos encontrados em São Raimundo Nonato no Piauí (Localizado ao sul do Piauí, onde encontra-se localizado o parque nacional da serra da capivara).
Ga-sur
O mapa mais antigo já encontrado teria sido produzido pelos babilônios, por volta do ano de 2400 a.C, confeccionado sobre uma placa de argila cozida, o mapa mesopotâmio de Ga-sur representava provavelmente os rios Tigre e Eufrates. Nele pode ser visto o local onde o Sol nasce e se põe, indicando também algumas montanhas.
Grécia
Muito contribui para o desenvolvimento da cartografia, no século VI antes de Cristo, suas expedições militares, impulsionaram o trabalho de astrônomos e os matemáticos, os primeiros a buscar métodos científicos para representar a superfície terrestre.
Eratóstenes
Eratóstenes (285 - 194 a.C.) desenhou um mapa do mundo melhorado, incorporando informação resultante das campanhas de Alexandre “O Grande”, e dos seus sucessores. A Ásia surge maior, refletindo os novos conhecimentos da verdadeira dimensão do continente. Eratóstenes foi também o primeiro geógrafo a incorporar paralelos e meridianos nas suas representações cartográficas que são utilizados até o dia de hoje.
Ptolomeu de Alexandria
Foi o primeiro a tratar da técnica de projeção de mapas, representação de superfície curvas em um plano, constituindo o primeiro mapa Mundi.
Crítica de Ptolomeu
O mapa Mundi de Ptolomeu podemos dizer que tem algumas coordenadas geográficas incorretas, os ventos são representados por cabeças, Nesse mapa há apenas três continentes.
OBS: O oceano Índico é cercado por terra, e a