A origem dos jogos lúdicos na aprendeizagem
1442 palavras
6 páginas
Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH)Eliane Meiry Vieira dos Santos
A ORIGEM DOS JOGOS LÚDICOS NA APRENDIZAGEM
Belo Horizonte
2011
A ORIGEM DOS JOGOS LÚDICOS NA APRENDIZAGEM
Os jogos podem ser usados para a motivação dos alunos ou, em alguns casos, mesmo para transmitir conhecimento. É uma atividade muito diferente e que certamente os atrairá.
De acordo com Sauaia (1995): Os primeiros jogos para a educação e desenvolvimento ocorreu com os “Jogos de Guerra”, na China, por volta de 3000 a.C. e evoluíram para as versões de “Jogos Empresariais”. Para Huizinga, 2000 (p. 03-04). Um dos elos lingüísticos mais importantes é o jogo:
O jogo é o fato mais antigo que a cultura, pois pressupõe sempre a sociedade humana, ultrapassa os limites da atividade puramente física ou biológica e confere um sentido a ação.
Tal afirmação nos permite analisar o jogo em sua concepção mais original que é o domínio lúdico. Nela, está sustentada a necessidade do jogo como fonte de prazer e criação.
Ao analisar traços de jogos infantis, Kishimoto cita Chistie (Ibid, p. 25) afirma que os jogos contêm um critério positivo, caracterizado pelos signos do prazer e da alegria, e cita como exemplo a criança que quando brinca livremente e se satisfaz, traduz esses sentimentos através de um sorriso. Ainda segundo Chisti, esse critério faz inúmeros efeitos positivos aos aspectos corporais, morais e sociais da criança: “a criança dotada de valor positivo, de uma natureza boa, que se expressa espontaneamente por meio do jogo”. (apud, Kishimoto, 1999. p. 25-26 e p. 29). A ludicidade, presente em vários aspectos e instrumentos da vida e da própria educação, não se constitui na “tábua de salvação”. A ludicidade está para o sujeito e ele necessita valorizá-la. Neste contexto, percebe-se nos jogos populares, uma riqueza infinita de elementos lúdicos, diluídos em repertório, linguagem e