A Origem Do Queijo
O queijo é um dos alimentos mais antigos do mundo. Não se sabe exatamente quando ou como surgiu o primeiro queijo, mas existem várias teorias de como isso pode ter acontecido. Diz uma lenda que o queijo surgiu há mais de 4.000 anos, quando um comerciante árabe atravessava o deserto e carregava consigo um cantil de couro, provavelmente feito de estômago de bezerro, onde guardava leite para matar a sua sede durante a viagem. Devido às altas temperaturas do deserto, o sacolejar de seu camelo durante a caminhada e a presença de renina, encontrada no estômago de ruminantes, o leite sofreu uma transformação (atualmente denominada coagulação), separando-se em duas fases. Ao final do dia, quando o comerciante foi tomar o seu leite, ele percebeu essa “transformação”, mas não achou ruim. Ele bebeu o líquido, de coloração verde-amarelada (o soro), matando a sua sede, e comeu a massa (o queijo), saciando a sua fome.
A história do queijo remonta ao início da civilização e chega a se confundir com a história dos animais domésticos. Há referências a queijos até mesmo no Velho Testamento. Nos escritos de Aristóteles, há referência a queijos feitos com leite de égua e jumenta. Homero na sua Odisséia conta como os ciclopes faziam queijos com leite de cabra em suas cavernas.
O queijo era a princípio usado na alimentação, enquanto a manteiga tinha emprego como bálsamo e o soro como medicamento: os romanos diziam que "o queijo alimenta, a manteiga alivia e o soro cura". Existem ainda outras teorias de como surgiu o primeiro queijo e muitas outras evidências de que o queijo é realmente um alimento muito antigo.
O nome queijo vem do latim popular, “caseu”. “Fromage”, em francês, ou “fomaggio”, em italiano, são nomes que derivam de “caseu formaticus”. Os gregos chamavam "formos" o cesto de vime no qual o produziam; os romanos daí tiraram a palavra "forma", que em francês arcaico deu a palavra “formage” (hoje “fromage”) e em português a fôrma, o utensílio de