A origem do petroléo
O petróleo (“óleo de pedra”) é uma mistura formada de hidrocarbonetos, com densidade inferior à da água e que apresenta uma coloração variando desde o castanho claro até o preto. Trata de um material altamente inflamável e representa a principal forma de energia da atualidade e, por isso, um dos responsáveis por divergências políticas entre vários países, inclusive pela ocorrência de guerras como, por exemplo, a Guerra Irã-Iraque.
Origem do petróleo Provavelmente, o petróleo foi formado pela decomposição da matéria orgânica (restos de vegetais, de animais marinhos, componentes do plâncton) durante algumas centenas de milhões de anos, sob condições de baixa oxigenação. Os oceanos apresentam as melhores condições para a formação de petróleo, sendo a plataforma continental a região que mais produz matéria orgânica, pré-requisito para a formação do petróleo. Devido à sua fluidez, o petróleo pode migrar para além da sua fonte geradora e acumular-se em rochas sedimentares, localizadas em grandes profundidades.
Contaminação ambiental por petróleo Os derramamentos de petróleo no ambiente podem ter causas variadas, como: explosões de poços; colisões de navios transportadores do material; ruptura dos tanques de armazenamento; avarias nas embarcações em decorrência das hostilidades oceânicas; lavagem dos tanques dos petroleiros, dentre outras.
Recentemente o mundo vem assistindo a um dos maiores acidentes ambientais da história: o derramamento de petróleo no Golfo do México, devido a uma explosão e posterior afundamento de uma plataforma da empresa British Petroleum. Com o acidente, um dispositivo deveria fechar automaticamente uma válvula no fundo do mar, o que não ocorreu. A consequência, é que desde as 22 horas do dia 20 de abril de 2010, ocorre vazamento de quase um milhão de litros por dia. A imagem mostra a extensão do problema.
Quando há algum vazamento de petróleo, os técnicos especializados na limpeza devem agir