A origem do pensamento lógico
Reginaldo José Mendonça – acadêmico de Direito UNASP 2
RESUMO
Este artigo apresenta a origem do pensamento lógico, como Aristóteles através do organon, criou a lógica para entender onde os textos não eram muito claros, veremos também a respeito do raciocínio, os pensamentos dos grandes filósofos e também dos empírico-positivistas a respeito da lógica e ainda um breve trecho de como a lógica se relaciona com o Direito.
PALAVRAS-CHAVE: lógica, pensamento lógico, raciocínio.
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho busca apresentar, através de embasamento teórico, o surgimento do pensamento lógico. Além de apresentar diretrizes para o desenvolvimento da lógica acompanhada de pensamentos reflexivos de Aristóteles, Platão, Sócrates e Parmênides sobre determinados assuntos. O mesmo ressalta também a importância da lógica para o curso de direito.
2 .0 RACIOCÍNIO/LÓGICA
De acordo com os pensamentos de Chaïm Perelman:
A palavra “raciocínio” apresenta tanto um exercício mental, quanto um produto desse exercício, este exercício de quem raciocina pode ser objetos de estudos sociológicos, fisiológicos, sociais, psicológicos e culturais. Estes poderão revelar as influências de toda a espécie que ele sofreu e que permitem situar o fenômeno em seu contexto, mais o raciocínio como produto dessa atividade intelectual, pode ser estudado independente das condições de sua elaboração: serão examinados o modo como foi formulado, o estatuto das premissas e da conclusão, a validade do vínculo que as une, a estrutura do raciocínio, sua conformidade a certas regras ou a certos esquemas conhecidos de antemão: este exame pertence a uma disciplina que chamamos de lógica.(1998)
2.1 ORIGEM DO PENSAMENTO LÓGICO
Edmundo Dantès aduz em seu livro de lógica aplicada a advocacia que a lógica surgiu a mais de 20 séculos, e que os seus descobridores foram os gregos. As raízes da lógica formal encontram-se na maiêutica de