A origem do mal - hannibal lecter
O presente trabalho tem por objetivo destacar dentro dos nossos estudos o conceito da origem do mal nos Psicopatas, e elucidar alguns dos conceitos da Psicopatologia, para que se possa compreender o comportamento do personagem no filme “Hannibal – A Origem do Mal”.
O filme relata a história de Hannibal ainda criança, com sua família, em plena Segunda Guerra. Sua família é morta e ele é obrigado a cuidar da irmã menor, até que alguns nazistas aparecem e, presos durante certo tempo, ficam sem comida. Um deles sugere comerem uma das crianças, e a irmã é escolhida, concretizando-se o ato diante das vistas do menino machucado. Oito anos depois, um Lecter já jovem sai do orfanato que vivia (atacando e vingando-se de um superior) e vai morar com sua tia. Mas o jovem quieto revela perseguidor de uma promessa que fizera a irmã morta: caçaria e mataria (posteriormente, comeria) os assassinos que se alimentaram da menina.
Foi critério do grupo a escolha do filme pelo fato de que, em sua essência, o filme remonta o início das matanças do psicopata e canibal Hannibal Lecter. Podemos acompanhar como tudo aconteceu em relação ao trauma que sofreu com sua família e como tudo pode ter contribuído para que ele na sua ira e revolta se torne um psicopata. Fictícia ou não, a riqueza dos detalhes do modo de agir do criminoso nos traz a realidade de que, hoje em dia, a violência vitima não somente aqueles vistos e tidos como minoria pela sociedade, como também a todos nós.
Vinculado a disciplina de Psicologia Criminal e Transtornos de Personalidade, o trabalho tange à responder, a partir dos conhecimentos adquiridos durante o Módulo e dos conceitos particulares de cada um acerca do tema, a pergunta feita com veemência quando nos deparamos com casos parecidos na vida real: Existe uma origem do mal? A criatura (muitas vezes desumanizam-se os psicopatas) nasceu assim? Vítimas de violência tendem a serem psicopatas?
Criando um