A origem do conhecimento
TOBALDINI, Kelly F.
A partir da leitura do texto, obtiveram-se três significados para a origem do conhecimento, defendidas pelo modelo epistemológico denominados de racionalismo, empirismo e intelectualismo.
Racionalismo:
Racionalismo do ponto de vista epistemológico que vê no pensamento, na razão, a fonte principal do conhecimento humano. Segundo o racionalismo ocorre o conhecimento se o mesmo for necessariamente lógico e universalmente válido, sendo os juízos baseados no pensamento os juízos que procedem da razão, possuem necessidade lógica e validade universal. É o pensamento, a verdadeira fonte e fundamento do conhecimento humano.
Quase todos os representantes do racionalismo derivaram-se da matemática. A matemática serviu de modelo à interpretação racionalista do conhecimento, pois provem de um conhecimento conceitual e dedutivo.
Platão foi o primeiro a adotar o racionalismo. Pois acreditava que todo o verdadeiro saber se distinguia da necessidade lógica e da validade universal, e que o mundo da experiência encontrava-se em contínua modificação e mudança, os sentidos não podem jamais, conduzir a um verdadeiro saber natural, sem modificação.
As coisas e os conceitos por meio dos quais conhecemos coisas, são derivados do mundo das Ideias. Platão explica isso através da sua doutrina platônica, onde diz que todo o conhecimento é uma reminiscência. Esta forma de racionalismo é chamado de racionalismo transcendente.
Além de Platão, Plotino e Santo Agostinho desenvolvem diferentes formas de racionalismo.
Plotino coloca o mundo das Idéias no Espírito do Universo, o nosso Espírito é uma emanação do Espírito Pensante cósmico, ou seja, do Nus. Já com Santo Agostinho, quem ocupa o lugar do Nus é o Deus do cristianismo, o espírito humano é iluminado por Deus, as verdades vêm de Deus, a iluminação divina é o elemento basilar do seu racionalismo. Tal racionalismo Plotino -