A origem do aço
CURSO ENGENHERIA CIVIL
B... C...
Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Universidade Ceuma, para obtenção de nota.
Prof: Kenard Andrade.
SÃO LUÍS
2014
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA: HISTÓRICO DO AÇO.
SÃO LUÍS
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 REFERENCIAL TEÓRICO 6
2.1 A Estrutura do Aço 6
2.2 Tratamentos do Aço 7
2.3 Propriedades do Aço 8
2.4 Classificação dos Aços 9
3 METODOLOGIA 13
3.1 Locais de pesquisa 13
4 CONCLUSÃO 14 REFERÊNCIAS 15
1. INTRODUÇÃO
Quando as terras brasileiras foram descobertas, as práticas mercantilistas imperavam na Europa. Os portugueses chegaram ao Brasil com a esperança da extração de metais como ouro, prata e bronze. No entanto, nenhum tipo de metal, nem mesmo ferro, foi encontrado em um primeiro momento. Os poucos ferreiros que vieram para o Brasil utilizavam o ferro originário da Europa para produzir os instrumentos usados na lavoura. Em 1554, o padre jesuíta José de Anchieta relatou, em um informe ao rei de Portugal, a existência de depósitos de prata e minério de ferro no interior da capitania de São Vicente (atual estado de São Paulo).
Quem primeiro trabalhou na redução desse minério de ferro foi Afonso Sardinha. Em 1587, ele descobriu magnetita na atual região de Sorocaba, no interior de São Paulo, e iniciou a produção de ferro a partir da redução do minério. É a primeira fábrica de ferro que se tem notícia no Brasil. As forjas construídas por Sardinha operaram até a sua morte, em 1616. Após essa data, a siderurgia brasileira entrou em um período de estagnação que durou até o século seguinte (www.ibs.org.br).
Com base em estudos realizados por Henrique Ferraz (2004) um dos principais motivos que levaram ao tardio uso do ferro no Brasil (e conseqüentemente do aço), foram as altas temperaturas, necessárias para sua