A origem da moral
O homem é um ser ético e as raízes da ética devem ser buscadas na história.
Mas de onde vem a natureza da moral, isto é,
a) por que ela é necessária e quando tem origem
A necessidade social da moral é fruto do processo de desenvolvimento da sociabilidade. Seu espaço é a cultura.
A reprodução da vida social coloca necessidades de interação entre os homens, modos de ser constitutivos da cultura, produtos do trabalho, tais como linguagem, costumes, hábitos, as atividades simbólicas, religiosas, artísticas e culturais.
Pela sua capacidade de criar valor, os homens qualificam positiva ou negativamente suas relações, de acordo com o conjunto de necessidades e possibilidades históricas.
A moral reproduz um papel no espaço da sociabilidade, portanto, ela é uma necessidade histórica, integrando, ao lado de outras práticas sociais, o conjunto de manifestações constitutivas da cultura.
A moral origina-se nas sociedades mais primitivas, como resposta à necessidade prática de desenvolvimento da sociabilidade inerente ao trabalho e à cultura.
A moral é histórica, isto é, relativa às condições sócio-econômicas e culturais de cada momento histórico.
b) quais são suas formas de ser
O campo da moral é um espaço de criação e realização de normas e deveres, de atitudes, desejos e sentimentos de valor. Na vida cotidiana, agimos moralmente e julgamos as ações práticas como corretas ou incorretas: fazemos juízo de valor sobre nosso comportamento e o dos outros. Ficamos ás vezes em dúvida sobre a melhor escolha. Projetamos nossa vida a partir de valores que julgamos positivos e negamos as ações que se orientam por valores que consideramos negativos.
O campo da moral é constituído por julgamentos, sentimentos, escolhas e desejos, que referem-se a valores, normas e deveres que orientam o comportamento dos indivíduos em sociedade, reproduzindo um dever ser que passa a fazer parte de seu caráter (ethos), determinando sua