a origem da moeda
A origem da moeda é um tanto quanto confusa, diversos historiadores não sabem ao certo onde ela surgiu, entretanto existem indícios de que ela teve origem na Lídia (Turquia) no século Vii A.C.
No início , quando não havia a moeda para compra de outros produtos, existia o chamado escambo, que era a prática muito antiga de se realizar uma troca comercial sem o envolvimento de moeda ou objeto que se passe por esta, e sem equivalência de valor. Historicamente, os elementos mais utilizados no sistema do escambo foram o gado, o sal ( de onde surgiu a palavra salário), açúcar, novelos, meadas e tecidos, bem como peças de metal, em especial peças nos formatos de faca e chave, comuns na Ásia e na África. Somente no século VIII A.C , os gregos deram formato à moeda como nós a conhecemos hoje. A partir daí, o valor de sementes, facas e das colheitas tiveram simbolicamente o seu valor depositados em algo concreto.
O juros surgiu no momento em que o homem percebeu que o tempo e dinheiro poderiam ser calculados em empréstimos. Os juros na época eram pagos através de sementes ou produtos emprestados.
Os agricultores da época faziam transações comerciais com as quais conseguiam sementes para as suas plantações. Após a colheita, estes mesmos agricultores faziam o pagamento através de sementes com a seguida quantidade proveniente dos juros do empréstimo. O pagamento dos juros nos dias atuais foi ajustada , pois na época, os agricultores pagavam os juros somente no final de cada colheita e nos dias atuais nas transações de empréstimos, o tempo é preestabelecido por ambas as partes negociantes.