A origem da familia, da propriedade privada e do estado - filme "a guerra do fogo"
Filme: “A Guerra do Fogo”
No período da pré-história os primeiros seres humanos, os hominídeos criaram seus primeiros instrumentos feitos com pedra lascada, ossos de animais e madeira.
Nesta época, os hominídeos moravam em cavernas e dependiam do que a natureza lhes oferecia como raízes, frutos, animais para caçar e peixes para pescar.
A vida era muito difícil e nem sempre se conseguia o alimento para todos. Por esta razão, os nossos ancestrais estavam sempre se mudando, indo atrás de comida. Como não ficava muito tempo em um mesmo lugar, eles eram nômades.
Comiam, no início, a carne de animais sem cozinhar, depois aconteceu algo muito importante, os hominídeos aprenderam a dominar o fogo e se aquecer no inverno e a defender suas cavernas e abrigos dos animais selvagens.
A descoberta do fogo mudou a vida dos nossos ancestrais e representou um dos maiores feitos humanos do Paleolítico, mas não foi uma tarefa fácil.
Primeiro, os hominídeos tiravam o fogo da natureza, depois eles aprenderam a dominar e produzir o fogo.
Naquela época já se vivia em grupos, ou tribos humanas sendo que os primitivos disputavam pela posse do fogo e do território. As circunstâncias levam a um encontro com outra tribo e percebe uma maneira diferente de viver, observando as formas de linguagem, o sorriso, a construção de cabanas, pintura corporais, o uso de novas ferramentas e mesmo um modo diferente de reprodução, uma época primitiva em que imperava nas tribos humanas, o comércio sexual promíscuo onde cada mulher pertencia igualmente a todos os homens e cada homem a todas as mulheres.
O escravo doméstico, termo criado na época da Roma antiga e servia para designar um grupo que era submetido à escravidão agrícola.
A família era definida como um agregado doméstico, ao longo dos anos a família vem acompanhando as mudanças religiosas, econômicas e sociais.
O Paleolítico termina quando os hominídeos