A ORIGEM DA ESCRITA
Educação Infantil e Ensino Fundamental e Médio
Av. Pedro Koltun, 550 – CEP 86.870 – 000 - Cx. Postal, 179
E-mail: secretaria@csantaolga.com.br Ivaiporã – PR.
A ESCRITA ATUAL
IVAIPORÃ
08/2015
CAROLINA WINKLER
JADE PAPIN FERREIRA
LEONARDO YASSIN
PAULA SARGENTIN LONGO
SARAH VERENKA
A ESCRITA ATUAL
Trabalho apresentado na XX Feira de Ciências e Mostra Cultural do Colégio Santa Olga, como um dos requisitos para avaliação para o 3º bimestre do corrente ano letivo
Professor Orientador: Prof.
IVAIPORÃ
08/2015
1 TÍTULO
A Escrita Atua
2 APRESENTAÇÃO
Foi somente na antiga Mesopotâmia que a escrita foi elaborada e criada. Por volta do 4000 a. C, os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme. Usavam placas de barro, onde cunhavam esta escrita. Muito do que sabemos hoje sobre este período da história, devemos as placas de argila com registros cotidianos, administrativos, econômicos e políticos da época.
3 FUNDAMENTAÇÃO
Na Pré-História o homem buscou se comunicar através de desenhos feitos nas paredes das cavernas. Através deste tipo de representação (pintura rupestre), trocavam mensagens, passavam idéias e transmitiam desejos e necessidades. Porém, ainda não era um tipo de escrita, pois não havia organização, nem mesmo padronização das representações gráficas.
Foi somente na antiga Mesopotâmia que a escrita foi elaborada e criada. Os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme, tal qual foi a primeira escrita. Muito do que sabemos hoje sobre este período da história, devemos à placas de argila com registros que antigos povos deixaram.
Os egípcios antigos também desenvolveram a escrita quase na mesma época que os sumérios. Existiam duas formas de escrita no Antigo Egito: a demótica (mais simplificada) e a hieroglífica (mais complexa e formada por desenhos e símbolos). As paredes internas das pirâmides eram repletas de textos que falavam sobre a vida dos faraós, rezas e mensagens