A origem da educação escolar no brasil - a ação dos jesuitas como parte do movimento da contrarreforma católica
A palavra “Treino”, na maioria das vezes, é usada pelas pessoas de uma forma global, para identificar o processo de integração de um cão em sociedade e na familia humana. No entanto, conforme referido no tópico Treino:Quando iniciar?, é importante dividir o “Treino” em três vertentes, a Educação, Sociabilização e o Treino de obediência. Vertentes distintas mas que se interligam entre si.
A educação e a sociabilização, embora sejam processos continuados na vida de um cão, devem começar muito cedo na vida de um cachorro. Inicialmente, será o criador a ter um papel importante em relação aos aspectos mais elementares.
Estudos comprovam que nas primeiras três semanas os cachorros absorvem muito pouco no que diz respeito à educação. Apenas sabem o que é a mãe, dormir e comer. As necessidades fisiológicas são feitas sem qualquer controle. Entre os 21 e os 28 dias de vida as coisas começam a mudar. Os cachorros começam a ter uma noção do meio ambiente e ficam extremamente sensíveis aos estímulos.
Qualquer experiência nesta fase, negativa ou positiva, irá afectar profundamente o cachorro, mais do que em qualquer outra altura da sua vida. O criador e o futuro dono serão fundamentais para ajudar a moldar a mente e a vida do cachorro.
A seguir serão descritas algumas regras que deverá ter em conta durante o treino:
Paciência e confiança
Sessões curtas
Repetição
Falar com o cão
Premiar
Não recorrer ao castigo
Paciência e confiança
Os cães tem noção de quando o dono está confiante de si próprio e do que está a fazer. A informação passa pela trela até ao cão como a electricidade num cabo. Uma quebra de confiança ou hesitação irá influenciar negativamente o treino, colocando em causa a capacidade de aprendizagem do cão. Paciência é fundamental, uma vez que, qualquer atitude impaciente, causará medo no cão e uma falha grave na relação entre o dono e o cão.
A duração da