A Origem da Contabilidade
A história da contabilidade é tão antiga quanto à própria história da civilização. Está ligada a necessidade de obter registros para o comércio. A primeira civilização foi a Mesopotâmia surgindo aproximadamente, em 3500 a.C.Com o inicio da urbanização surgiram atividades como manufatura e o comércio, com esse fato gerou uma classe governante e para controlar as riquezas havia escribas.
Na mesopotâmia desenvolveu-se um sistema formidável, que consistia em escrever em plaquetas de argila com um estilete em forma de cunha, daí o nome de escrita cuneiforme.
Foi o pensamento do "futuro" que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc. Para a escrita eram utilizados a pedra, o osso, o ferro, o bronze, a madeira, a tela, a seda e as tabuletas de cera. Após esse período foram utilizados o papiro, o pergaminho, o papel e a pena de pássaro. Com o passar do tempo possibilitou a utilização de produtos minerais, como o giz, o carvão e a grafite. No século XV diversas máquinas de escrever substituíram esses instrumentos manuais.
Assim, baseado em tantas evidências a Contabilidade sempre existiu, porém com o passar do tempo ela foi se moldando e aperfeiçoando a partir das necessidades humanas.
PERÍODO ANTIGO
Na fase da contabilidade empírica, foram utilizados desenhos, figuras e imagens para identificar o patrimônio. O inventário foi um das primeiras formas de contagem para o controle de bens, que eram classificados em rebanhos, metais, escravos, etc.
Os templos religiosos eram os responsáveis pelos processos de registro contábil, sistema decimal, o calendário, os pesos e medidas, e a economia da Mesopotâmia. Os registros de apuração de custos, revisões de contas, controles gerenciais de produtividade e orçamentos eram feitos em pranchas de argila, nas civilizações da Suméria e da Babilônia (Mesopotâmia).
A escrita contábil no Egito era feita pelo o uso