A origem da capoeira
O jogo foi criado aqui mesmo no Brasil pelos escravos do grupo Bantu-Angoleses e Gongoleses. Desenvolveu-se como luta de revide. Como respostas aos desmandos, ameaças e surras do feitor, apenas a força e a capacidade física. Braços e pernas;mão e pé; a cabeça, o cotovelo e os joelhos e os ombros eram suas armas.
O nome capoeira é de origem Tupi. Significa mato ralo de pequenos arbustos: lugar preferido dos negros para o jogo. E Zumbi, um negro guerreiro do Quilombo dos Palmares, é considerado o primeiro mestre.
Vicente Ferreira Pastinha,
Mestre Pastinha
(1889–1981)
foi defensor da Capoeira de Angola. Foi uma das grandes celebridades da vida popular na Bahia.
Manoel dos Reis Machado,
Mestre Bimba
(1900-1974)
foi o criador da Capoeira Regional
Estilos
A capoeira possui três estilos que se diferenciam nos movimentos e no ritmo musical de acompanhamento. O estilo mais antigo, criado na época da escravidão, é a capoeira angola. As principais características deste estilo são: ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (próximos ao solo) e muita malícia. O estilo regional caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos, sendo que as acrobacias não são utilizadas. Já o terceiro tipo de capoeira é o contemporâneo, que une um pouco dos dois primeiros estilos. Foi criada na década de 1970 por rapazes do Rio de Janeiro que montaram um grupo com nome de Senzala. Este último estilo de capoeira é o mais praticado na atualidade.
|Mestre Pastinha |Mestre Bimba |
[pic] [pic] [pic]
[pic]
[pic]