A orientação espiritual
PRESBITÉRIO DE BOTUCATU
Programa de Educação Continuada de Ministros
Relatório de Leitura do Texto:
“A ORIENTAÇÃO ESPIRITUAL – Peterson, E. H.” e
Meditação sobre o uso da palavra:
“HOMOTHUMADON”
REVDO. RUBENS RENATO PEREIRA
2009 1 - RELATÓRIO DE LEITURA
PETERSON, E. H. A Orientação Espiritual. In.: Um Pastor Segundo o Coração de Deus. Rio de Janeiro; Textus, 2000. Cap. 3, págs. 135-182.
Em um primeiro momento, vemos que esta nova realidade pastoral, tem um diferente direcionamento, visto que o ser humano, hoje, é extremamente imediatista e almeja algo grande, quando na própria Palavra e na nossa tradição, vemos uma atenção especial para aquilo que é pequeno e simples, sendo assim, a atenção para com a orientação espiritual acaba tendo perspectivas diferentes daquela que pode ser considerada ideal, pois, sendo a perspectiva pastoral grandiosa, acabará se perdendo detalhes que são fundamentais no acompanhamento de uma pessoa em crise. Isso tem acontecido por não se dar o devido valor a preparação para orientação espiritual, já que deixou de ser algo “grandioso”. Muito do que o ministro já desenvolve no seu dia a dia, faz parte de uma orientação espiritual, mas passa desapercebido por entenderem como algo comum e pequeno. Os compromissos, as agendas lotadas, por muitas vezes deixa o orientador sem essa sensibilidade, mesmo estando sempre a praticá-la, mesmo para muitos, continuando a ser algo pequeno, sem valor significativo. Mesmo assim, quando há a necessidade do uso direto da orientação espiritual, todos vêem a importância e o papel fundamental que a orientação tem da caminhada pastoral.
O orientador deve sempre estar pronto para atentar as coisas que acontecem ao seu redor e no acompanhamento direto, deixando outras coisas de lado e focando sua reflexão e pensamento no que está ocorrendo, pois só assim se poderá colocar uma linha divisória entre a leitura comum e a leitura