A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EM SALA DE AULA E AS SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM COOPERATIVA
PEDAGOGIA
TRABALHO EM GRUPO – TG
PÓLO:
São Caetano do Sul – SP.
2013
A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EM SALA DE AULA E AS SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM COOPERATIVA
A organização do espaço se faz de várias maneiras, de acordo com as necessidades e intenções, influenciando no desenvolvimento e aprendizagem.
O vínculo, o diálogo, o relacionamento entre os alunos, pode se conseguir através da organização da sala de aula. Não existe uma forma certa ou errada de organizá-la, mas deve ser de acordo com as necessidades e objetivos.
Carteiras dispostas em filas: forma tradicional de organização, aulas expositivas, de certa forma o professor tem o controle da turma, não há interação em grupo.
Mesas agrupadas: forma cooperativa, formação de grupos pequenos, cujos seus participantes debatem, discutem suas opiniões e o professor circula pela sala vendo todos os grupos, interagindo também.
Disposição das cadeiras em círculo: forma cooperativa, todos os alunos, junto ao professor, pode interagir, facilita a visualização um do outro, os debates, discussões e conversa.
Podemos dizer que organizar carteiras em grupo ou em círculo, favorece a interação entre os alunos e o professor, e fazem parte da aprendizagem cooperativa.
A sala de aula deve ser preparada de acordo com o que se quer propor, para debates, dinâmicas o ideal seria carteiras em círculo, por exemplo. Organizando as carteiras de acordo com seus propósitos, ajudará o desempenho do aluno, envolvendo o mesmo na atividade proposta.
A aprendizagem cooperativa faz com que os alunos em seu grupo, realizem as atividades, depois é valorizado o esforço do grupo e também de seus participantes.
Mudar a disposição das carteiras contribui para o andamento das atividades e aprendizado, devendo sempre levar em conta as necessidades da turma.