A ORGANIZA O DO TRABALHO DOS PACIENTES EM UM HOSPITAL PSIQUIATRICO
Poços de Caldas – MG
A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOS PACIENTES EM UM HOSPITAL PSIQUIATRICO
Nome: Greice Priscila Aparecida Sobrinho
Turma: Psicologia - 9º Período – Noturno
Capítulo 4
A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOS PACIENTES EM UM HOSPITAL PSIQUIATRICO
A organização do trabalho dentro de um hospital psiquiátrico não consiste exclusivamente da “ergoterapia” mas também de outras atividades que são executadas dentro dos hospitais psiquiátricos. O trabalho é citado então, como apenas um aspecto de “terapia institucional” pois contribui para o crescimento e desenvolvimento de autonomia para paciente internados.
O decreto de 18 de dezembro de 1839, não atribui o benefício de trabalho dos pacientes aos estabelecimentos públicos destinados aos alienados; o artigo 15 estipula somente que, “em todos os estabelecimentos públicos em que vier a ser introduzido o trabalho dos alienados como recurso curativo, a utilização do produto deste trabalho será determinado pelo regulamento interno de tais estabelecimentos”.
Contudo, De forma cada vez mais abrangente, tanto nos serviços quanto na vida real, uma remuneração que – apesar de ser substancial, é, no mínimo equitativa – torna-se indispensável para a participação ativa dos pacientes - pelo menos de alguns deles – no trabalho. Aliás, esta remuneração pode ser alocada, nem que seja parcialmente, à coletividade dos pacientes.
Vale ressaltar que apesar dessas iniciativas feitas pelas administrações das instituições existem muitas irregularidades no processo de generalização e do desenvolvimento de sua importância.
Nesse contexto faz-se necessário, permitir que, além da aplicação de “ideias” diferentes, o prosseguimento de experiências diversificadas a partir das quais, se não vierem a ser – demasiadamente – obstruídas por dispositivos regulamentares, surgirá, por exemplo, uma ergoterapia bem adaptada a seu objeto e, na medida do possível, científica.
A maioria dos pacientes de hospital