A Oração do Pai Nosso
Artigo final:
A Oração do Pai Nosso
Por Julia Simão Cavalcante
Matéria: Cultura, Arte e Religião
Professor Tadeu Arantes Kabir
20/9/13
A Oração do Pai Nosso
Acredita-se que o Pai Nosso seja a oração mais conhecida no mundo, tanto por fatores religiosos, quanto espirituais. As palavras ensinadas por Jesus no monte que hoje é chamado das Bem-Aventuranças contêm muitos princípios da Ética Cristã. A ética é uma ciência que estuda os valores morais que orientam o comportamento humano. Definem-se como valores morais os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
Atualmente, existem dezenas de sistemas de ética no mundo. Dentre esses, tem-se o da ética cristã, cuja principal característica é a imutabilidade. A oração do Pai Nosso é onde se encontram muitos dos seus princípios e valores.
Jesus, nesta oração, ensina o seu povo a forma de relacionamento que um ser humano deve usar para se comunicar com um ser divino. A interpretação do conjunto de todos os versículos de Mateus 6:9-13 se constitui na mídia (meio ou meios de comunicação) que deve ser usada para alcançar a solução para a vida. Esta mídia é a oração.
Neste artigo, que tem como principal referência, a Nova Versão Internacional da Bíblia
Sagrada, será tratada a oração do Pai Nosso. Essa oração pode ser dividida em duas partes: (i) a primeira reconhece a soberania de Deus e (ii) a segunda pede auxílio ao Pai para as fraquezas humanas. i.
Jesus ensina que toda oração a Deus deve ser iniciada com o reconhecimento de quem é Ele, como demonstrado no capítulo 6 do livro de Mateus, versículo 9 e 10:
“(...) Pai Nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu Nome.” (Mateus 6:9)
Primeiramente, Jesus mostra ao homem que Deus é Pai: Pai de Jesus e Pai do homem, por isso, Pai Nosso. A relação é de paternidade por que foi através de
Cristo Jesus que recebemos o Espírito que nos adota como filhos, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai” (Romanos