A oralidade em sala de aula
1. Tema: A oralidade em sala
1.1 Eixos temáticos: As organizações das sociedades e as relações com a natureza ∕Trabalho, campo e vida urbana.
2. Título: Construindo um livro de memórias
3. Justificativa: É importante que o aluno compreenda os procedimentos metodológicos da pesquisa em História. Conhecer a história do município, identificando transformações temporais quanto às formas de ocupação do espaço e mudanças nas paisagens e comportamento humano, possibilitando um resgate de experiências e vivências, levando à reflexão sobre a formação dos sujeitos históricos.
4. Objetivos:
4.1 Objetivos gerais:
Confeccionar um livro de memórias nas respectivas salas: 5ªA, 5ªB, 5ªC, 6ªA, 6ªB e 6ªC, bem como proporcionar aos alunos a experiência da pesquisa em História com um número variado de fontes (escrita, oral, visual e material).
Os alunos farão o registro de um narrador sobre sua existência através do tempo, tentando reconstituir os acontecimentos que vivenciou e experiência que adquiriu. Os registros podem fazer revelações sobre acontecimentos, conjunturas, instituições, modos de vida ou outros aspectos da história contemporânea.
4.2 Objetivos específicos:
→ Identificar as formas de ocupação atual do município de São Paulo;
→ Identificar transformações temporais quanto às formas diferenciadas de ocupação do espaço e mudanças nas paisagens;
→ Reconhecer a importância do patrimônio étnico-cultural e artístico para a preservação da memória e identidades;
→ Coletar informações de diferentes fontes históricas expressas em textos, imagens e objetos;
→ Valorizar atitudes de respeito à diversidade étnico-cultural.
5. Metodologia:
Sondar os alunos sobre seus conhecimentos prévios a respeito da história do município. Em seguida, apresentar livros, fotos ou outros documentos com acontecimentos históricos e geográficos relevantes da cidade (abrangendo o bairro em que residem). Dividir os alunos em grupos. Com a orientação