A ONU
Foi fundada com o propósito de:
1. Manter a paz internacional e a segurança entre as nações;
2. Fomentar relações cordiais entre as nações;
3. Defesa dos direitos fundamentais do ser humano;
4. Promover progresso social;
5. Melhores padrões de vida e direitos humanos.
Os representantes definem, através de reuniões constantes, leis e projetos sobre temas políticos, administrativos e diplomáticos internacionais são unidos em torno da Carta da ONU, um tratado internacional que enuncia os direitos e deveres dos membros da comunidade internacional. A maioria das pessoas associa as Nações Unidas ás questões de paz e segurança. No entanto a grande maioria dos seus recursos está destinada ao desenvolvimento económico, social e ao desenvolvimento sustentável.
A maior parte das transformações sociais e económicas que se sucederam a nível mundial nas últimas cinco décadas, tiveram forte intervenção do trabalho desenvolvido pelas Nações Unidas.
A ONU tem estabelecido prioridades e metas para a colaboração internacional, para ajudar os países em desenvolvimento, e no incentivo de um ambiente de suporte económico global.
As Nações Unidas são constituídas por seis órgãos principais:
A Assembleia Geral cujo objetivo é a reunião para discutir os assuntos que afetam a vida da população mundial. Aprova novos membros e eleição de Secretários-Gerais; Questões de orçamento; Desarmamento e questões ligadas a conflitos militares; E discute o desenvolvimento sustentável, meio ambiente;
O Conselho de Segurança que é o único órgão que tem poder decisório, a que todos os membros da ONU devem aceitar e cumprir as decisões do Conselho. Investiga a situação que possa vir a se transformar num conflito internacional; Elabora planos de regulamentação de armamentos; Solicita aos países que apliquem sanções económicas e